Minha História




Trabalhadora, atuante, corajosa e competente.

Primeira e única mulher eleita por Uberlândia e região para a Assembleia Legislativa de MG, a deputada Liza Prado é a parlamentar mais votada em toda a história da centenária cidade, onde nasceu e foi criada.

O povo reconhece o trabalho de Liza. Foi vereadora por quatro vezes, até ser eleita a 1ª deputada estadual da região. Foi superintendente do Procon e continua defendendo os direitos do consumidor como efetiva na Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor da ALMG.
  • É autora da CPI da Telefonia, que proíbe cobranças abusivas e indevidas, exige mais eficiência no atendimento aos usuários e acaba com o prazo de validade para consumo de créditos de celular.

  • Preside a Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que propõe melhorias para acessibilidade e inclusão social.

  • É autora da Lei que criou a Comissão da Verdade, para esclarecer casos de violação de direitos fundamentais da pessoa.

  • Autora do projeto da guarda sabática, que garante aos estudantes da rede pública o direito de não se submeterem a exames aos sábados, por motivos religiosos.

  • É autora e defende a criação da Região Metropolitana do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, que vai beneficiar 66 municípios.

  • É autora do projeto que determina o livre acesso dos idosos aos serviços de transporte público coletivo urbano e semiurbano intermunicipal.


História
De origem humilde, Liza Prado é a primeira dos sete filhos de um marceneiro e da costureira Júlia do Prado. A infância nos bairros pobres de Uberlândia fez com que ela crescesse conhecendo de perto as dificuldades de quem sobrevive trabalhando arduamente todos os dias. Sempre dinâmica, superou a pobreza, estudou, formou-se em Direito e iniciou a sua vida parlamentar como vereadora atuante e voltada para as causas sociais.

Mãe de três filhos e avó de sete netos, Liza tem o DNA na política: seus irmãos Weliton Prado, deputado federal; Elismar Prado, deputado estadual; Ismar Prado, vereador de Uberlândia e o filho Paulo Prado, vereador de Contagem e atual secretário de Esportes do município formam uma família unida na defesa da população, especialmente na luta pela redução das tarifas de água, luz e telefone.

Com a garra que marca a sua personalidade, Liza graduou-se em Direto pelo Centro Universitário do Triângulo (UNITRI) e especializou-se em Direito Público e Direitos Difusos e Coletivos. Fotógrafa, atuou também como Jornalista, sob o registro nº MG 00149 RF.

Sempre ao lado do consumidor e das pessoas com deficiência
Liza Prado iniciou sua vida política nos movimentos estudantis e eclesiais. Foi sócia fundadora do SOS Ação família, entidade que combate a violência contra a mulher. Em 1992, elegeu-se vereadora de Uberlândia pela primeira vez. Nas eleições de 1996, reelegeu-se com expressiva votação, repetindo a vitória nas eleições de 2000, quando assumiu seu terceiro mandato.
De 2005 a 2008, esteve à frente da Superintendência do Procon de Uberlândia, com a prioridade promover a humanização do atendimento ao consumidor. Para isso, implementou o projeto Educação para o Consumo, para que todas as pessoas pudessem ter acesso aos serviços do órgão e conhecessem seus direitos e deveres para um consumo consciente.

Em sua gestão, traduziu e publicou o Código de Defesa do Consumidor (CDC) no sistema braile, além de viabilizar a sua gravação em audiobooks. Os volumes foram distribuídos às associações e bibliotecas do município. Também foi uma das coordenadoras estaduais da campanha pela redução da tarifa de energia elétrica praticada pela Cemig. Atuou ainda, ativamente, na reativação da Associação de Defesa do Consumidor de Uberlândia (ADEC) e na criação da Associação das Donas de Casa. Em 2008, elegeu-se pela quarta vez vereadora de Uberlândia.


De vereadora a deputada estadual
Depois de quatro produtivos mandatos como vereadora de Uberlândia, Liza Prado foi eleita para a Assembleia Legislativa de Minas, em 2010, com 43.810 votos em 250 municípios. Como deputada, continuou se destacando na defesa da saúde, da educação, dos consumidores, dos idosos, das pessoas com deficiência, da redução de impostos, do transporte, da liberdade religiosa e do combate à corrupção.
Nestes quatro anos de mandato, Liza se destacou como autora de vários projetos que se transformaram em leis, visando o bem estar, a qualidade de vida e os direitos dos cidadãos de Minas Gerais. Além disso, é autora de dezenas de emendas parlamentares e de requerimentos, que resultaram na liberação de verbas para equipar escolas, hospitais, entidades assistenciais de dependentes químicos, de idosos e de Apaes, a Polícia e os Bombeiros de várias regiões do Estado.

Liza Prado é Presidenta da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que propõe melhorias para acessibilidade e inclusão social.
É efetiva da Comissão de Defesa do Consumidor e Contribuinte.

Confira os principais projetos da deputada:
Autora do Projeto de Lei 32/2012, que defende a Criação da Região Metropolitana do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba e beneficia 66 cidades com: transporte público intermunicipal gratuito para idosos; eliminação de tarifas de ligações interurbanas; aumento do limite de financiamento do Programa Minha Casa, Minha Vida.
Autora do Projeto de Lei 3.924/13 aprovado em 2º turno, que assegura aos alunos da rede pública de ensino o direito a não se submeterem a exames de avaliação em determinados dias por motivos religiosos, a chamada guarda sabática.
Autora da Lei que instituiu a Comissão da Verdade em Minas Gerais, para esclarecer casos de violação de direitos fundamentais da pessoa.
Autora do PL que reconhece a região do Triângulo Mineiro como produtora de queijo minas artesanal e integrada ao programa queijo minas artesanal.
Autora da CPI da Telefonia, que proíbe cobranças abusivas e indevidas, exige mais eficiência no atendimento aos usuários e acaba com o prazo de validade para consumo de créditos de celular.
Autora do projeto que determina o livre acesso dos idosos aos serviços de transporte público coletivo urbano e semiurbano intermunicipal.
Autora da Lei que criou a POLÍTICA ESTADUAL DE PREVENÇÃO E CONTROLE DO CÂNCER DE PRÓSTATA (Lei n. 21.168/2014) e que criou o Dia Estadual de Combate ao Câncer de Próstata (Lei 20.609/2013)

Foi assim, pelo serviço prestado à sociedade e respeito aos princípios éticos e sociais no Brasil, que Liza Prado tornou-se uma das mulheres mais importantes de Minas Gerais.