terça-feira, 10 de novembro de 2015

Utramig recebe inscrições para cursos gratuitos de qualificação ofertados via Pronatec

Desde que assumiu a administração da Fundação, em março passado, a presidenta Liza Prado ampliou não somente a oferta de cursos técnicos mas também de cursos de qualificação gratuitos, do FIC/Pronatec: de somente um curso e 11 alunos há nove meses, hoje a Utramig tem 21 cursos de qualificação e 590 estudantes. Há, inclusive, o desejo e a tendência de expandir ainda mais esse alcance

Ainda há vagas para as atividades de curta duração em Betim, Brasilândia de Minas, Caratinga, Natalândia, Pains, Sabará, Três Marias e Virgem da Lapa
A Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (Utramig) está com inscrições abertas para cursos gratuitos de curta duração, os chamados FIC (Formação Inicial e Continuada), ministrados via Pronatec. São diversas opções em municípios do interior do estado, com cursos desde Assistente Financeiro e Assistente Administrativo até Churrasqueiro e Artesão de Biojoias.
De acordo com a diretora de Qualificação e Extensão da Utramig, Vera Victer, as atividades foram preparadas a partir da identificação dos locais e territórios com maior vulnerabilidade social. "Os cursos são oferecidos a partir da vocação econômica e das demandas sinalizadas pelos atores sociais das regiões", explica.
São 13 os cursos que ainda estão com inscrições abertas. Da chegada da atual administração até agora, a oferta de cursos de qualificação gratuitos, do FIC/Pronatec, saltou de um curso e 11 alunos para 21 atividades e 590 estudantes. Há, inclusive, o desejo e a tendência de expandir ainda mais esse alcance.
"Estudos recentes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), fazendo o cruzamento entre a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), mostraram que esses cursos são tão possibilitadores que aumentam em quase 100% a chance do trabalhador percorrer outros caminhos, ter outro emprego e se encaixar no mercado de trabalho", observa Vera.
Além disso, neste momento de recuperação da economia, a qualificação profissional torna-se ainda mais relevante. "Em momento de crise, algumas pessoas acabam desistindo e rebaixando sua demanda no mercado. Mas, ao contrário, este é o momento em que a qualificação se faz mais necessária, porque o mercado está ainda mais exigente", aponta a diretora.
Da chegada da atual administração até agora, a oferta de cursos de qualificação gratuitos, do FIC/Pronatec, saltou de um curso e 11 alunos para 21 atividades e 590 estudantes. Há, inclusive, o desejo e a tendência de expandir ainda mais esse alcance.
Inscrições abertas
Os interessados devem ficar atentos ao número de vagas e ao início dos cursos. Quatro deles têm início previsto já para a próxima semana, no dia 16 de novembro. Veja, a seguir, outros detalhes das atividades:
Betim
Agente de Desenvolvimento Cooperativista – O curso será oferecido no Centro Público de Economia Solidária (Rua Marajó, nº 30, bairro Brasiléia). As aulas vão ocorrer de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 22h, com realização prevista de 16 de novembro a 29 de agosto de 2016. A carga horária de 160 horas/aula.
Ao todo, são 20 vagas oferecidas. Para participar, os alunos devem ter ensino fundamental II incompleto (6º a 9º ano). As pré-matrículas e matrículas devem ser feitas no DETER, localizado na Avenida das Américas, nº 426, no centro de Betim.
Brasilândia de Minas
Em Brasilândia de Minas, as pré-matrículas devem ser feitas no CRAS, localizado na rua Maria de Lourdes Pereira, nº 78, no bairro Porto. Já as matrículas devem ser finalizadas na Escola Estadual Doutor José Pacheco Pimenta, que é o local de realização de todas as três atividades oferecidas. O endereço é a Praça Cívica, nº 171, no bairro Planalto.
Aplicador de Revestimento Cerâmico - São 20 vagas oferecidas neste curso, com realização prevista para o período de 30 de novembro a 26 de fevereiro de 2016, de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h. Para participar, os alunos devem ter no mínimo 18 anos e ensino fundamental I incompleto (1º a 5º ano).
Assistente Escolar - O curso tem 160 horas/aula e será oferecido, de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h, no período de 16 de novembro a 12 de fevereiro de 2016. Ao todo, são 20 vagas oferecidas. Para participar, os alunos devem ter ensino fundamental II completo (6º a 9º ano).
Caratinga
Preparador de Doces e Conserva - São 40 as vagas oferecidas neste curso com 200 horas/aula. A atividade será ofertada no período de 30 de novembro a 4 de março de 2016, das 13h às 17h, com aulas de segunda a sexta-feira. Os interessados devem ter ensino fundamental I incompleto (1º ao 5º ano) e idade mínima de 16 anos.
A pré-matrícula deve ser feita na Secretaria de Desenvolvimento Social - Pronatec, na rua João Pinheiro, nº 275, no centro de Caratinga. A matrícula final, por sua vez, deve ser feita no local onde vai ocorrer o curso, a FUNCIME, localizada na Praça Marta Carli, nº 991 A, bairro Santa Cruz.
Natalândia
Os cursos em Natalândia serão realizados na Escola Alvarenga Peixoto (Rua Natalício, nº  801, Centro), mesmo local em que devem ser realizadas a pré-matrícula e a matrícula.
Fruticultor – Para este curso, os interessados devem ter ensino fundamental I incompleto (1º ao 5º ano). As aulas vão ocorrer de 16 de novembro a 12 de fevereiro de 2016, das 18h40 às 22h20, de segunda a sexta-feira. São 20 vagas e 200 horas/aula.
Monitor do Uso e Conservação dos Recursos Hídricos - Este curso é direcionado a pessoas com no mínimo 16 anos e ensino fundamental I completo (1º ao 5º ano). Os selecionados para as 20 vagas terão 200 horas/aula de curso no período de 16 de novembro a 12 de fevereiro de 2016, de segunda a sexta-feira, das 18h40 às 22h20.
Produtor de Frutas e Hortaliças Processadas com Uso de Acidificação – Neste curso, são 20 vagas, com carga horária de 160 horas/aula. As aulas vão ocorrer de 30 de novembro a 19 de fevereiro de 2016, de segunda a sexta-feira, das 18h40 às 22h20. Para participar, os interessados devem ter no mínimo 16 anos e ensino fundamental I completo (1º ao 5º ano).
Pains
Em Pains, no território Oeste de Minas Gerais, a pré-matrícula para os cursos deve ser feita no CRAS (Rua João Lourenço Gomide, nº 247, Centro). Já a matrícula, no local de realização das atividades: Escola Professor João Batista Rodarte, na rua Gonçalves de Melo, nº 219, no centro da cidade.
Encanador Instalador Predial - São 20 as vagas oferecidas neste curso, com realização prevista para o período de 16 de novembro a 11 de março de 2016, das 19h às 22h, de segunda a sexta-feira. O curso tem carga horária de 200 horas/aula. Os interessados devem ter ensino fundamental I completo (1º ao 5º ano).
Soldador no Processo Eletrodo Revestido Aço Carbono e Aço Baixa Liga - Interessados em participar desse curso devem ter ensino fundamental I completo (1º ao 5º ano). São 20 vagas e carga horária de 160 horas/aula. As aulas estão previstas para o período de 16 de novembro a 5 de fevereiro de 2016, de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h.
Sabará
As pré-matrículas para os cursos de Sabará devem ser feitas no Bolsa Família / Inclusão Produtiva (Rua Comendador Viana, nº 79, Centro). Já as matrículas devem ser finalizadas no local de realização do curso, a Escola Municipal Sebastião Padre Tirino. O endereço é a Rua Marieta Machado, s/n, na região central da cidade.
Assistente Administrativo - Para este curso, os interessados devem ter ensino fundamental II completo (6º a 9º ano). São 20 vagas e carga horária de 160 horas/aula. A realização está prevista para o período de 16 de novembro a 29 de janeiro de 2016, de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h.
Assistente Financeiro - Este curso também tem realização prevista para o período de 16 de novembro a 29 de janeiro de 2016, de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h. São 20 vagas e carga horária de 160 horas/aula. Os participantes devem ter ensino fundamental II completo (6º a 9º ano).
Três Marias
Churrasqueiro - As aulas estão previstas para ocorrer, de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 22h30, no período de 30 de novembro a 11 de março de 2016. Os interessados em participar deste curso devem ter no mínimo 18 anos e ensino fundamental I incompleto (1º ao 5º ano). São 20 vagas e carga horária de 160 horas/aula.
A pré-matrícula deve ser feita no SINE Três Marias (Praça Castelo Branco, nº 3, Centro). Já a matrícula deve ocorrer no local de realização do curso, a Escola José Ermírio de Morais. O endereço e á rua Carlos Chagas, nº 3, no centro de Três Marias.
Virgem da Lapa
Artesão de Biojoias - Os interessados neste curso de 160 horas/aula devem fazer a pré-matrícula no CRAS (Rua Amazonas, nº 246, bairro Novo Horizonte). Como pré-requisito para concorrer às 20 vagas, o participante deve ter no mínimo 18 anos e ensino fundamental I incompleto (1º ao 5º ano).
As aulas serão realizadas no período de 30 de novembro a 26 de fevereiro de 2016, das 17h30 às 21h30, de segunda a sexta-feira. A matrícula final deve ser feita no local de realização do curso, que é a Biblioteca Municipal. O endereço é a Avenida Brasil, nº 285, no centro da cidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário