quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Minas faz pesquisa com empresários para formatar Pronatec 2016

A Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese) finalizou levantamento junto a empresários de Minas Gerais para detectar as demandas de vagas para cursos do Pronatec em 2016. A ação, que busca encontrar cursos de qualificação que se encaixem nas reais necessidades do mercado de trabalho mineiro, é inédita e vai de encontro à proposta de gestão adotada pelo Governo de Minas Gerais de “ouvir para governar”.
O questionário online, elaborado em parceria pela Sedese e pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), foi respondido por empresários e servirá de base para a definição de cursos gratuitos e números de vagas para o primeiro semestre do ano que vem. Finalizada no dia 23 de outubro, a pesquisa registrou 504 cadastros de empresas e 267 solicitações de cursos de qualificação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
O diretor de Educação para o Trabalho da Subsecretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social e responsável pelo Pronatec na Sedese, Eduardo Mendes Bernardes Santos, ressalta o pioneirismo da ação articulada pelas secretarias de Estado. “Trabalhamos juntos para oferecer cursos que qualifiquem o cidadão para demandas reais do mercado de trabalho. Esta foi a primeira janela de levantamento e outra poderá ser aberta ainda este ano”, sinaliza.
Com maior participação nas respostas ao questionário online, os territórios Sudoeste, Norte e Metropolitano foram os que mais enviaram suas demandas, sendo elas voltadas para os trabalhadores da produção de bens e serviços industriais e de serviços administrativos. Agora, a Sedese aguarda o posicionamento do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério do Trabalho e Emprego (TEM) na formulação dos processos de atendimento à demanda para 2016.
content_artepronatec
Pronatec em Minas Gerais
Para 2016, já foram levantadas a demanda por 25.825 vagas. Desse total, 80,3% é destinada à Formação Inicial Continuada (FIC) e 19,7% para os cursos técnicos. Quanto ao perfil dos beneficiados com as vagas solicitadas pelos empresários, 39,5% foram demandadas para os atuais funcionários das empresas. A maior parte das vagas, no entanto, foi demandada para novas contratações (60,5%).
As vagas foram demandadas para diferentes áreas de trabalho, entre os quais destacam-se os pedidos de qualificação nos setores do agronegócio; alimentício; automotivo; comércio; confecções e têxtil; construção civil; energia; fármacos; metalurgia e siderurgia; química; serviços; transporte de cargas e passageiros, dentre outros.
Minas Gerais é o estado com maior oferta de cursos de qualificação do Pronatec. Em 2015,  programa contou com a participação de 325 municípios mineiros e 33.239 vagas em varias áreas de formação, sendo 24.050 somente para os cursos da modalidades FIC e 9.189 na modalidade técnico. 
Fonte: Correio de Uberlândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário